A importância da hidratação

O carnaval está chegando e é preciso tomar alguns cuidados para manter a saúde durante este período, um deles é se manter hidratado. Vamos falar um pouco sobre a importância da hidratação para o nosso corpo.

Água é o componente mais presente no nosso organismo. Cerca de 60-70% da composição corpórea de um ser humano é de água. Porém, mesmo com toda essa importância, o nosso organismo não produz reservas deste componente. É isso que torna necessário a sua reposição de forma oral. A recomendação é de cerca de 35ml de água para cada Kg de peso corporal. Um indivíduo de 70Kg, por exemplo, precisaria consumir em torno de 2,4 litros de água por dia.

Essa quantidade deve ser consumida fracionadamente e em intervalos regulares. Não adianta beber 1 litro de água de manhã e mais 1 litro só a noite, por exemplo. Quando grandes volumes de água são consumidos de uma só vez, sua maioria são eliminados pela urina. Por outro lado, não podemos esperar pela sede para beber água. Quando ocorre a sede, é sinal de que o processo de hipohidratação já iniciou. O ideal é não sentir sede!

Agora que você viu a importância da água para o nosso corpo, crie meios e estratégias para sempre beber um pouco de água várias vezes ao dia, assim, você faz bem para a sua saúde.