Alergias alimentares: É possível preparar um cardápio saboroso e saudável para o alérgico?

A incapacidade de digestão de algumas substâncias do organismo é algo comum. Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia, as alergias alimentares e desordens metabólicas atingem 5% da população. As refeições de quem tem essas restrições devem ser preparadas com uma atenção redobrada em seus ingredientes.  Mas, afinal, é possível ter uma dieta adaptada e saborosa com alimentos sem glúten e sem lactose, por exemplo?

 

A alergia ao glúten

 

O glúten é uma proteína presente no trigo. Quem é alérgico a ele começa a apresentar uma série de reações a partir do seu consumo, como inchaço abdominal, cólicas e dores. O que mais requer atenção ao preparar as refeições para quem apresenta essa restrição, é a utilização de produtos com o selo “sem glúten”.

 

Alimentos como pão, bolos e cereais, que sejam feitos com farinha de trigo comum devem ser evitados. A gama de produtos com o glúten em sua composição é muito alta, então, é necessário estar atento.

 

Como preparar um cardápio adequado?

 

Uma boa opção para os alérgico ao glúten são os alimentos feitos de farinha integral sem glúten, que estão disponíveis em feiras e supermercados. Os alimentos com fibras são bastante indicados para o consumo, como grãos, lentilha, chia dentre outros. Durante o preparo das receitas, é recomendável utilizar molhos, como o de tomate, bechamel sem leite ou soro na composição para harmonizar acompanhamentos.

 

Investir em temperos naturais, como o manjericão, coentro e cebolinha também dão um toque de sabor todo especial às receitas e são uma ótima opção na montagem das receitas do cardápio.

 

 A Intolerância a lactose

 

Quando o intestino não é mais capaz de quebrar a proteína lactase em lactose no organismo, ele passa a rejeitá-la sem realizar a digestão. Isso ocorre com os indivíduos que possuem resistência à substância.

 

As causas da intolerância à lactose ainda permanecem desconhecidas. Porém, existem alternativas ao consumo dela, principalmente no leite, principal fonte de lactose da alimentação.

 

O Cardápio adequado

 A principal atenção para o preparo do cardápio de quem tem intolerância a lactose é encontrar opções que preferencialmente não possuem leite ou soro de leite em sua composição.

Cremes de leite, molhos, e pastas devem ser preparadas de acordo com o selo da embalagem “zero lactose” ou “sem lactose”.

Vale investir em massas, saladas e temperos para quem possui essas restrições alimentares.

 

A Serlares, especialista em refeições corporativas, está sempre atenta às necessidades de seus consumidores, por isso, dispomos de opções em nosso cardápio para atender intolerantes à lactose e alérgicos ao glúten em nossos restaurantes de refeições coletivas.

 

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