Alimentos de rápida e lenta digestão: saiba quais são os ideais para o almoço.

  • Por Serlares

  • Postado em 11/09/2017

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No momento de escolhermos as opções do almoço, seja em casa ou nos restaurantes de refeições coletivas, levamos em consideração geralmente o nosso apetite ou algumas preferências pessoais por determinados tipos de alimentos. Mas, você sabe por quanto tempo cada alimento fica no estômago até ser absorvido pelo organismo? Será que a velocidade na digestão dos alimentos influencia na nossa saúde e no desempenho de atividades?

 

Alguns tipos de alimentos são considerados de rápida digestão, enquanto outros demoram um pouco mais para serem absorvidos por completo. Enquanto estão no estômago, eles demandam uma quantidade de energia do corpo no processo de digestão e assimilação de vitaminas e nutrientes pelo metabolismo.

 

Por isso, para gerar uma sensação de saciedade, e facilitar a digestão, além da divisão de um prato saudável,  saiba quais os alimentos são de rápida, média, ou lenta digestão.

 

Frutas e legumes

 

São os alimentos de mais rápida digestão. Além de serem ricos em água e contribuir para a hidratação do organismo, as frutas e os legumes são absorvidos em média, de 30 a 60 minutos. Mas atenção, ao serem combinados com outros alimentos de digestão mais lenta, eles também podem ser digerido mais lentamente. O ideal é que as frutas sejam consumidas momentos antes do almoço para que eles preparem o caminho para os outros alimentos.

 

Grãos e peixes

 

Os grãos como o feijão, a soja e a lentilha, junto com os tipos de peixes são os alimentos em que a velocidade da digestão é mais moderada, de 2 a 3 horas. Porém, as proteínas presentes em sua composição são essenciais para o funcionamento do trato digestivo.

 

Carnes

 

Tanto a carne branca (frango) e as carnes vermelhas (bovinas) são consideradas de digestão mais lenta. Demoram cerca de 3 a 4 horas para serem absorvidas pelo organismo, dependendo do seu preparo. Por essa demora, devem ser consumidas em poções de quantidade moderada.

 

Digestão e desempenho do organismo

 

 

As opções disponíveis no cardápio dos restaurantes de refeições coletivas são muitas, e a tentação de colocar muita comida no prato é inevitável, mas o ideal na hora de avaliar as opções é prezar pelos alimentos de digestão mais rápida, ou juntar vegetais junto com as carnes para facilitar o processo de digestão. Ao ingerirmos alimentos de rápida absorção, a sensação de cansaço após o almoço é mais reduzida, e a produtividade no trabalho costuma ser mais satisfatória.

 

A Serlares dispõe de uma equipe de nutricionistas para balancear o cardápio servido em suas refeições para empresas, e sempre busca oferecer uma ampla variedade de opções nutritivas e saborosas.

 

Saiba como obter um restaurante de refeições coletivas em sua empresa e todos os benefícios de fornecer alimentação corporativa para seus colaboradores. Entre em contato e saiba mais: (85) 3031-8450 / comercial@serlares.com.br