Como a alimentação pode interferir na sua produtividade

A maioria das pessoas se queixa de que o dia deveria ter mais do que 24 horas, porém, isso pode ser um sinal de que algo está errado com o seu planejamento de rotina ou está prejudicando a sua produtividade diária. São vários os fatores que podem causar perda de produtividade e prejudicar seu rendimento no dia a dia, no entanto, um fator que deve chamar sua atenção na hora de avaliar sua produtividade é a forma como você se alimenta, pois essa provavelmente será a principal causa da sua perda de ânimo, lentidão de raciocínio, fraqueza física, dentre outros fatores que influenciam na sua capacidade de trabalho.\r\n\r\n \r\n

Listamos aqui cinco dicas para você analisar seus hábitos alimentares e melhorar sua qualidade de vida e de produção:

\r\n\r\n

    \r\n

  1. \r\n

    Analise a frequência da sua alimentação. Durante o dia não passe muito tempo sem comer mas também não coma toda hora. Ambos os extremos são prejudiciais e podem causar perda de energia e lentidão no metabolismo. O ideal é manter uma alimentação leve a cada três horas entre as refeições maiores, tendo cuidado de procurar sempre manter essa periodicidade.

    \r\n

  2. \r\n

  3. \r\n

    Veja como está a qualidade da sua alimentação. Na sua dieta procure ingerir mais alimentos naturais, identifique quais são os alimentos mais calóricos e como você pode substituí-los por alimentos que proporcionam o mesmo prazer e satisfação mas que sejam leves e ricos em vitaminas, minerais, fibras e proteínas, que serão bastante úteis para a sua rotina de trabalho.

    \r\n

  4. \r\n

  5. \r\n

    Avalie a quantidade da sua alimentação. Muitas vezes somos tentados a pensar que só estamos de fato satisfeitos quando comemos a quantidade que nos sacia e “mais um pouquinho”... Esse “mais um pouquinho” faz com que o seu estômago sofra uma dilatação, e consequentemente faz  com que você tenha que comer sempre mais do que no dia anterior, ocasionando aumento de peso, perda de força e indisponibilidade para trabalhar. A quantidade medida em gramas para uma alimentação saudável é de, em média, 432g por dia, mas esse valor pode ser relativo porque leva em consideração o seu IMC (índice de massa corporal), sua condição física e outros fatores. Antes de estipular esse valor procure um nutricionista.

    \r\n

  6. \r\n

  7. \r\n

    Evite quentinhas, marmitas e porções prontas. Na hora de almoçar procure sempre se servir, dessa forma você pode controlar as quantidades e quais alimentos você vai consumir. Esteja sempre atento ao estabelecimento aonde você vai almoçar, se ele for um restaurante que preza pela saúde do cliente oferecerá um cardápio variado de frutas e verduras.

    \r\n

  8. \r\n

  9. \r\n

    Procure variar seu cardápio. Para que se tenha uma dieta completa e rica em diversos nutrientes benéficos faz-se necessário uma dieta variada e com diferentes tipos de alimentos. Como já foi dito, procure sempre locais que forneçam um amplo cardápio de opções para que você possa alternar durante os dias. Se você prefere fazer as refeições em casa, comece a avaliação ainda no supermercado para que tenha uma alimentação completa e saudável.

    \r\n

  10. \r\n

\r\n

 A Serlares monta seus cardápios com bastante cuidado e atenção, para que você tenha uma alimentação saudável e saborosa, que além de proporcionar bons momentos, oferece a energia necessária para aumentar sua produtividade.